Gosta de trabalhar na modalidade “freelancer”, prestando serviços a uma empresa sem ter vínculos trabalhistas? Saiba que o contrato PJ é para você!
É possível ser uma empresa e prestar trabalho a um outro negócio, sendo que a formalização do serviço estará prevista em contrato.
Sabe por que existe esta demanda? Na maioria das vezes, o contrato PJ cobra menos impostos do que aqueles que recaem sobre o salário!
Entenda os direitos, deveres e as diferenças que o Contrato PJ traz.
Vantagens do contrato PJ
Há inúmeras empresas (pessoa jurídica) que buscam contratar através do contrato PJ. Para o contratante, isso é benéfico visto que não precisará arcar com benefícios e impostos (como o vale alimentação, por exemplo).
Já ao contratado também existem benefícios:
- Flexibilização do horário de trabalho, possibilidade de tirar férias no momento que desejar (desde que previsto em contrato).
- Aumento da remuneração, visto que os impostos serão decorrentes da empresa que você terá.
- É um “pé” no empreendedorismo, pois há a possibilidade de contratar funcionários.
- Possibilidade de buscar novos clientes e expandir.
É muito importante que o contrato seja criado com muita atenção, visto que todas as obrigações, benefícios e a remuneração estarão ali descritos. Ainda, em caso de rescisão (que pode partir de ambos os lados), estará prevista uma multa.
Quais as diferenças da CLT?
O trabalhador assalariado, embora tenha inúmeros descontos de impostos em seu salário, contará com vários benefícios trabalhistas e aqueles oferecidos pela empresa.
Esta é uma vantagem aqueles que gostam de trabalhar com plano de saúde, vale alimentação, FGTS e outros “vales” garantidos. Assim, o regime de CLT valeria a pena.
Em contrapartida, quem visa o empreendedorismo pode gostar mais do contrato PJ, pois nele há a chance de buscar funcionários e clientes.
Para tomar esta decisão, é preciso analisar seu perfil e traçar planos para o futuro!